Será que as pessoas estão mais ou menos preocupadas com sua aparência?
Parece mentira que na era da “auto-aceitação” tão repetida por marcas e perfis em redes sociais, 8 em cada 10 pessoas de entre 18 a 40 anos desejam fazer alguma alteração / procedimento estético no seu corpo/ rosto.
Não é à toa que desenvolver a auto-estima é um dos desafios que 1 em cada 4 jovens da geração Z deseja superar. Por isso, alternativas e ferramentas que possam ajudar na construção da autoconfiança, são muito bem vindas na era da auto-aceitação.
De acordo com o estudo: Movimentos Geracionais — conduzido pela HSR Specialist Researchers com mais de 1000 pessoas das classes A-B e C com idade de 18 a 65 anos em todas as capitais do Brasil mostrou que mais da metade dos brasileiros e brasileiras não estão contentes com sua aparência. E isso não é só no Brasil. É uma questão mundial.
Cosméticos e Skincare têm cada vez mais adeptos e aplicações
Num país como o Brasil, onde a beleza tem uma importância relevante, os cosméticos ganham cada vez mais mercado e aplicação. As marcas trazem produtos cada vez mais inovadores e de melhor eficácia, que combinam os cosméticos em si com skincare, por exemplo, base ou corretivos com propriedades nutritivas, anti-idade, anti-acne ou ainda, protetores solares multi-benefícios com cores e efeitos matizantes.
Naturalidade e Multi-funcionalidade
Nos últimos anos vimos a maquiagem natural conquistando um espaço cada vez maior, com isso, é normal que surjam cosméticos para atender a essas necessidades.
O efeito blur, por exemplo, termo que vem do inglês e significa borrar, ficou conhecido por meio de um aplicativo e já é uma das ferramentas mais utilizadas nos programas de edição para disfarçar imperfeições e conferir o resultado perfeito às fotos. Hoje, é possível aproveitá-lo também em dermocosméticos, que conseguem melhorar a aparência da pele nos cosméticos instantaneamente.
Os dermocosméticos com efeito blur possuem partículas que causam o desfoque da luz quando ela incide sobre a pele, o resultado é um efeito “borrado” a olho nu, ou seja, com o desfoque da luz nossos olhos não são mais capazes de ver as imperfeições na pele.
Capaz de disfarçar linhas finas e rugas de expressão, o efeito blur também tem ação imediata na aparência dos poros dilatados. Além disso, os produtos que proporcionam o efeito possuem ativos e partículas que controlam o brilho da pele e proporcionam efeito mate.
Alguns exemplos:
Tinted sérum, produto de cuidado da pele que combina as propriedades hidratantes e nutritivas de um sérum com a cobertura leve e natural de um BB Cream ou CC Cream. Ele foi criado como uma alternativa mais leve e natural para a base tradicional, permitindo uma cobertura delicada e um brilho natural na cútis.
“Medicalização da Beleza”
A “medicalização” da beleza, ou seja: o processo que transforma, artificialmente, questões não médicas em problemas médicos — está levando a uma inovação da variedade de produtos no mercado de Beleza.
Isso prova que por trás das reivindicações, pode-se criar valor por meio de ingredientes nos produtos e impulsionar o mercado de nicho.
Um exemplo são as pessoas com problemas de pele, segundo estudos, “50% das pessoas com problemas de pele se auto-isolam devido a problemas de pele, 79% dos pacientes com eczema perderam o trabalho como resultado de suas condições e a acne é uma das principais razões pelas quais 350.000 dias de trabalho ou escola são perdidos anualmente.
“ A La Roche-Posay fez há dois anos, uma campanha para dar voz a este problema, tão comum, os problemas de pele, acne, cicatrizes, alergias, a eczemas, etc.
Para pessoas com doenças de pele como melasma, vitiligo e acne em excesso, a maquiagem pode ser uma ótima opção para disfarçar as manchas e elevar a autoestima da mulher.
Casos como o da professora de vôlei Cheri Lindsay conta que tem vitiligo desde a adolescência e encontrou na maquiagem uma forma de tirar o choque inicial das pessoas quando a vissem. Ela diz: “Não quero que pensem que estou querendo me esconder, afinal ninguém é perfeito. Eu quero apenas conseguir me aproximar”.
Em outro vídeo, tão emocionante quanto, a modelo e estudante Cassandra Bankson conta que devido ao problema de acne, que teve início na adolescência e só piorou com o tempo, sofreu bullying e chegou a ouvir coisas horríveis dos colegas. “Antes eu usava maquiagem para me esconder, hoje eu uso para me expressar”, explica.
A marca Bea’s Bayou Skincare, foi lançada pela jovem empresária negra Arielle Brown como um tratamento probiótico para o couro cabeludo e é um alívio eficaz para dermatite seborreica, eczema e outras inflamações da pele.
Insight:
- As pessoas querem cada vez mais “resultados profissionais” que possam ser executados por si próprios. Cresce a fome de produtos e tratamentos mais eficientes e potentes, onde as pessoas entendam que seu dinheiro está sendo bem gasto.
- As marcas de beleza continuarão investindo em tecnologia, seja para desenvolvimento de ingredientes, dispositivos ou novas tecnologias acionadas digitalmente. Avanços na biologia levarão para a próxima geração de produtos com eficácia comprovada.
- A educação adicional do consumidor atrairá aqueles compradores de beleza já preparados para novas informações e procurando a próxima grande inovação.
- Com o surgimento do sequenciamento genético e avanços em diagnósticos e dispositivos vestíveis, existe um aumento de entusiasmo em torno da “medicina de precisão” ou saúde “personalizada”. Isso pode trazer grandes implicações para a indústria da beleza.
OPORTUNIDADES:
Há oportunidades em hormônios, saúde, risco e diagnóstico, wearables, impressão 3D, vitaminas, suplementos personalizados e edição de genes.
As tecnologias de biologia sintética estão amadurecendo, tornando-se o caminho quase tudo pode ser fabricado de forma competitiva e sustentável. As empresas devem aprender a usar tecnologia, como sequenciamento genéticos, para desenvolver novos produtos e processos, melhorar existentes e reduzir custos para permanecer competitiva no futuro.
Se sua empresa deseja entender melhor o seu mercado, o seu consumidor, se deseja desenvolver outras combinações de features de produto, fale com nossos especialistas. Ajudamos as empresas na inovação do seu portfólio e no desenvolvimento da sua linha de produtos.
Conheça a Reds Research.