O incrível mercado do Bem estar💪.

28 de março de 2025

Nunca foi tão importante “sentir-se bem”.

A qualidade de vida, a saúde mental e o bem-estar são valores prioritários para os brasileiros, lado a lado com a ‘família’. Segundo o estudo ‘Brasil Brasileiro’, 68% consideram a saúde e o bem-estar como valores importantes em suas vidas, e 42% os consideram prioridades absolutas.

Os valores do brasileiro foram destacados pelo estudo ‘Brasil Brasileiro’ de 2023. Hoje, a cultura da vida saudável e do bem-estar vai além da estética, ocupando um lugar de destaque no cuidado do corpo para uma vida longa e com qualidade. O acesso mais fácil a alimentos naturais e orgânicos, juntamente com a diversidade de produtos, facilitou a adesão a esse novo conceito de vida.

Os valores do Brasileiro. Fonte: Brasil Brasileiro, 2023

O relatório da McKinsey aponta o mercado do bem-estar como um dos que mais cresce no mundo, representando 1,5 trilhão de dólares, com um crescimento anual estimado entre 5% e 10%. Esse aumento no interesse dos consumidores e no seu poder de compra têm impulsionado o desenvolvimento do mercado, gerando descobertas e oportunidades em novas áreas.

A Evolução do Conceito do Bem Estar

O conceito de bem-estar existe há muito tempo, mas enfrentava ceticismo em várias áreas sobre seus reais benefícios. No entanto, houve uma evolução significativa e atualmente os consumidores encaram o bem-estar por uma perspectiva ampla e sofisticada, englobando não apenas o condicionamento físico e a nutrição, mas também a saúde física e mental, além da aparência em geral.

O bem-estar é definido como a busca por escolhas e estilos de vida que promovem saúde, paz e qualidade de vida. A economia do bem-estar abarca indústrias que possibilitam aos consumidores incorporar atividades e estilos de vida saudáveis no dia a dia. Essa economia é proativa e preventiva, diferenciando-se do tradicional setor de saúde, que concentra seus esforços principalmente no tratamento e controle de doenças.

De acordo com a McKinsey, as categorias que mais interessam aos consumidores são:

  1. Melhor Saúde: Além da medicina convencional, inclui dispositivos médicos e rastreadores de saúde. Os consumidores estão mais engajados no autocuidado, usando aplicativos e dispositivos para monitorar dados de saúde e gerenciar consultas.
  2. Melhor Forma Física: A dificuldade na manutenção da forma física durante a pandemia, limitou o acesso às academias. Surgiram então soluções inovadoras para fitness doméstico (Peloton, Mirror, Tonal), com modalidades de treinos específicos, combinando esportes, dietas, nutrição.
  3. Melhor Nutrição: Os consumidores buscam alimentos que não apenas sejam saborosos, mas também contribuam para seus objetivos de bem-estar. Há um aumento do interesse em aplicativos de nutrição, programas de dieta, detox e serviços de assinatura de alimentos.
  4. Melhor Aparência: Roupas voltadas para o bem-estar (“athleisure”) e produtos de beleza. Diferentes serviços para procedimentos estéticos não cirúrgicos, harmanização facial, etc.
  5. Melhor Sono: O interesse aumentou devido ao estresse gerado pela pandemia. Além dos auxílios tradicionais para o sono, como a melatonina, rastreadores de sono baseados em aplicativos e produtos que melhoram o sono estão ganhando popularidade.
  6. Melhor Consciência Plena (Mindfulness): Há uma aceitação crescente por parte dos consumidores em relação às práticas de consciência plena, refletida em aplicativos de meditação e serviços voltados para o relaxamento. O desconforto mental durante a pandemia aumentou o desejo por mais produtos e serviços focados em mindfulness.
as áreas da economia do Bem estar

No Brasil, a SAÚDE, continua sendo a área mais priorizada em termos de gastos do consumidor, representando quase 65%. Em seguida, vem APARÊNCIA : 12,8%, FORMA FÍSICA: 11,9%, NUTRIÇÃO: 4,9%, SAÚDE MENTAL: 5,3% e por fim SONO: com 0,5%.

Esses números demonstram a relevância que os brasileiros atribuem à saúde em comparação com outras áreas de bem-estar.

Investir em “Bem Estar” reflete mesmo em saúde e felicidade?

O estudo do Global Wellness Institute fornece informações interessantes sobre a relação entre gastos em bem-estar e felicidade. Pelo que foi analisado, há uma correlação positiva entre os gastos nessa área e o nível de felicidade a nível nacional.

A análise de regressão revelou dados bastante reveladores:

  • Um aumento de 10% nos gastos per capita com a economia do bem-estar, acima do nível médio, está associado a um aumento de 0,5% na média de felicidade, ou seja, um incremento de 0,03 unidades na escala da escada Cantril de 0 a 10.
  • Para cada aumento de um desvio padrão nos gastos per capita com a economia do bem-estar (equivalente a $844), a média de felicidade aumenta em 6,7%, ou seja, 0,377 unidades na escala da escada Cantril de 0 a 10.

Esses números indicam que há uma associação positiva entre investimentos em bem-estar e a felicidade percebida pelas pessoas. Se quiser explorar mais detalhes sobre o estudo acesse diretamente o estudo.

Insights para as empresas

Produtos Naturais/Limpos:

Há uma preferência crescente por produtos naturais em vários setores. As empresas podem explorar a oferta de produtos naturais ou voltados para o bem-estar, seja por meio de aquisições estratégicas ou introdução de novas linhas de produtos.

Personalização:

A demanda por experiências personalizadas está em alta. Estratégias de marketing e produtos adaptados a segmentos específicos de consumidores, com base em insights de dados é um bom caminho para isso. Isso inclui serviços de assinatura ou soluções sob medida.

Mudança Digital:

Canais digitais são a nova realidade, com comércio eletrônico superando o varejo tradicional. As empresas precisam garantir experiências omnicanal perfeitas, desenvolver estratégias especializadas de comércio eletrônico e considerar a adaptação de produtos especificamente para vendas online.

Marketing de Influenciadores:

Os influenciadores têm grande impacto na tomada de decisões do consumidor. Empresas podem usar influenciadores em plataformas de mídia social para se conectar de maneira autêntica com seu público-alvo, desde que estejam alinhados aos valores da marca e à base de consumidores.

Ascensão dos Serviços:

Os consumidores buscam cada vez mais serviços de bem-estar juntamente com produtos. Oferecer serviços adicionais, como diagnósticos, coaching ou comunidades virtuais, pode melhorar a experiência geral do consumidor.

Explorar novas categorias:

Os consumidores não estão necessariamente presos a uma única marca para suas necessidades de bem-estar. Explorar fusões ou aquisições estratégicas para expandir a presença em diferentes categorias de bem-estaré uma oportunidade a ser explorada, desde que esteja alinhada à identidade e às capacidades da marca existente.

Cada tendência apresenta uma oportunidade para as empresas inovarem, se adaptarem e atenderem às preferências dos consumidores em constante evolução no mercado de bem-estar.

Conclusão:

O mercado global de bem-estar está saudável e em crescimento. Em todas as categorias pesquisadas, mais consumidores afirmaram que pretendem gastar mais em bem-estar do que aqueles que disseram que gastariam menos. A maioria dos consumidores planejando aumentar seus gastos foi especialmente grande em algumas categorias, incluindo produtos que tivam ou melhoram a memória/cérebro, produtos antienvelhecimento, suplementos de beleza, procedimentos cosméticos não invasivos, nutrição (nutrição esportiva, limpezas de suco, treinadores de nutrição, alimentos fortificados) e ofertas de meditação/mindfulness.

Produtos que os consumidores estão querendo investir : produtos que melhoram memória (nootrópicos), produtos antienvelhecimento, suplementos de beleza, procedimentos cosméticos não invasivos, nutrição (nutrição esportiva, detox, alimentos funcionais) e ofertas de meditação/mindfulness.

Este mercado oferece espaço para crescimento para todos os tipos de players da indústria. Ao mesmo tempo, o setor de bem-estar está se tornando mais competitivo, portanto as empresas devem pensar como engajar melhor seus consumidores.

E como desenvolver novos produtos? Explorar melhor as oportunidades de mercado? Entender as novas necessidades do consumidor? Seus hábitos e atitudes? Qual será seu portfólio ideal na sua linha de bem estar?

Todas estas perguntas a Reds te ajuda a responder.

Fale já com nossos especialistas em pesquisa de mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.