Saúde Sob Medida

28 de março de 2025

Um estudo exclusivo da Reds sobre Bebidas Funcionais — saúde em uma só dose

Um estudo da Reds Research sobre as Bebidas Funcionais

Bebidas funcionais são bebidas que têm um efeito positivo na saúde, além de sua função básica de hidratação. Elas são formuladas para oferecer benefícios adicionais para a saúde, tais como melhorias no bem-estar físico e mental, reforço do sistema imunológico, aumento da energia e do desempenho físico, melhoria da digestão, entre outros. Esses produtos são muitas vezes enriquecidos com vitaminas, minerais, aminoácidos, ervas, probióticos e outros ingredientes considerados benéficos.

Os entrevistados têm um motivo para consumir as bebidas funcionais, em geral eles querem experimentar os benefícios imediatos que elas podem trazer para a saúde.

Algumas categorias comuns de bebidas funcionais incluem:

  1. Bebidas proteicas e iogurtes prontos: Essas bebidas contêm uma alta quantidade de proteínas, geralmente destinadas a ajudar na recuperação muscular e no crescimento muscular após o exercício.
  2. Energéticos: Contêm estimulantes como a cafeína, além de outras vitaminas e minerais que visam aumentar a energia e a concentração.
  3. Sucos fortificados: São sucos de frutas ou vegetais enriquecidos com vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes.
  4. Bebidas esportivas (isotônicos): Formuladas para ajudar os atletas a se reidratarem, repor eletrólitos e fornecer energia durante o exercício físico intenso.
  5. Bebidas prebióticas e probióticas: Contêm bactérias benéficas para a saúde intestinal ou fibras que alimentam essas bactérias.
  6. Bebidas sem lactose: São bebidas lácteas tratadas para remover a lactose, tornando-as adequadas para pessoas com intolerância à lactose.
  7. Whey protein: Um subproduto do processo de fabricação do queijo, o whey protein é uma proteína de alta qualidade que é adicionada a bebidas e shakes para promover a saúde muscular.
  8. Outras bebidas funcionais: Podem incluir shots de bem-estar, bebidas com adição de suplementos como colágeno, ou qualquer outra bebida com ingredientes adicionados para promover benefícios à saúde.

Além de mais nutritivas, elas representam a personalização e conveniência para a alimentação, onde os consumidores podem atender suas necessidades nutricionais específicas, em uma só dose de consumo, principalmente quando estão em movimento durante o dia.

De acordo com nosso estudo, 60% das pessoas que consomem tais bebidas conseguem perceber seus benefícios.

O Estudo

A Reds fez um estudo com 2.747 pessoas em todo o Brasil, durante o mês de julho e agosto 2023.

O que nosso estudo buscou investigar?

  1. Qual a parcela de brasileiros que consumiu bebidas funcionais nos últimos 6 meses?
  2. Perfil de quem consome e tipo da bebida que consome: Perfil sócio-demográfico, idade, sexo, Classe social, está acima do peso?
  3. Que motivos levam a consumir este tipo de bebida?
  4. Com qual frequência em média consomem?
  5. Conseguem perceber benefícios claros com este tipo de bebida?
  6. Onde compram?

Perfil da Amostra

Entrevistados: 2.747

Sexo

Homens: 49% e Mulheres: 51%

Idade

18–34 anos: 35% — 35–54 anos: 45% — 55 a 70 anos: 18% — que 70 anos: 2%

Classe Social:

Classe A: 6% — Classe B: 29% — Classe C: 46% — Classe DE: 19%

Região:

Sul: 14% — SDE: 42% — CO: 9% — NDE: 26% — Norte:8%

Afinal quem são os consumidores de bebidas funcionais?

80% dos respondentes consumiram bebidas funcionais nos últimos 6 meses.

O perfil do consumidor de bebidas funcionais

As mulheres, correspondem a uma fatia pouco maior do consumo, sendo 52%. A faixa dos 35 a 54 também representa 46% dos consumidores totais. A classe C e B são respectivamente as maiores responsáveis pelas compras de tais bebidas.

Bebidas funcionais são consumidas em geral por quem está no peso ideal (48%) ou acima do peso (41%), e a maioria se considera sim, saudável.

Quais bebidas funcionais você consumiu nos últimos 6 meses?

Iogurtes protéicos (50%) prontos são o tipo de bebida mais consumido nos últimos 6 meses entre os entrevistados, seguidos de energéticos (45%)e sucos fortificados (31%).

O consumo de bebidas funcionais variam pelo sexo do consumidor. Homens tomam mais energéticos em primeiro lugar, depois iogurtes ou bebidas prontas proteicas e em seguida sucos fortificados.

Já as mulheres consomem iogurtes proteicos , energéticos e em seguida, assim como os homens, os sucos fortificados.

O consumo por faixa de idade

A idade reflete nas preferências das bebidas e benefícios buscados.

De acordo com o nosso estudo, seguindo o gráfico apresentado, os mais velhos, preferem iogurtes proteicos prontos (35 a té 70 anos) enquanto os jovens entre 18–34 anos consomem mais energéticos.

Você sabe qual é a faixa etária que mais consome isotônicos? E a que prefere bebidas sem lactose? Quais oportunidades existem para as marcas ?

Interessante notar, que as bebidas sem lactose são mais consumidas pelos mais velhos (55 a 70 anos), assim como o Whey protein, que é a bebida usada para ganhar massa muscular.

Já a faixa de 35 a 54 anos, prefere isotônicos, ou seja, as bebidas esportivas.

Consumo das bebidas por peso

O sobrepeso é uma das principais preocupações atuais dentro de Saúde e Bem estar, segundo o estudo Brasil Brasileiro da HSR.

Por isso, mapeamos aqui, qual a preferência das bebidas funcionais, de acordo com o peso indicado pelos respodentes. Quem está acima do peso, prefere iogurtes proteicos e energéticos. Também consome mais isotônicos do que o restante.

Chama atenção, para quem está abaixo do peso, preferindo iogurtes proteicos , também energéticos e sucos fortificados. No entanto, consome pouco whey protein, embora deseje ganhar massa e recuperar os gastos do músculo após o exercício, o qu epode demonstrar uma falta d eclareza quanto aos benefícios do produto.

Outra análise interessante é que quem está no peso ideal é a parcela que mais aderiu a bebidas lácteas sem lactose.

Onde você compra este tipo de bebida?

Os centros urbanos são os maiores consumidores, SP — 22%, RJ- 13% e BA 11%.

Sites especializados e marketplaces são citados como referências de lugares para comprar bebidas funcionais. Sites especializados ainda são os locais de maior compra, com 78%, mostrando um enorme potencial ainda para estas bebidas nos supermercados.

Iogurtes ou Bebidas Proteicas Pronta

Iogurtes proteicos são as bebidas mais consumidas nos últimos 6 meses pelos entrevistados. Entre eles, as mulheres são a maioria com 54,8%.

Quais motivos te levaram a consumir Bebidas Proteicas?

Os maiores motivos para este consumo são: “Complementar os nutrientes da alimentação, fornecer energia, reduzir fadiga e hidratar o corpo”.

Interessantemente, os maiores benefícios, que são “complementar dieta proteica e auxiliar no ganho de massa muscular” vem em quarto e quinto lugar apenas.

A maioria das pessoas com peso ideal vêem benefícios no consumo de iogurtes proteicos

Outro ponto interessante é que quem está no peso ideal, consegue ver claramente os benefícios do produto. Enquanto que quem está abaixo do peso, é a maioria não consegue enxergar os benefícios.

Energéticos

Maior parte dos consumidores são homens: 55,3%

Os motivos e benefícios de consumir este tipo de bebida são:

  • 51% para ganhar energia, reduzir a fadiga, aumentar a concentração e propiciar uma sensação de bem-estar
  • 47% hidratar o corpo e repor líquidos e sais minerais
  • 36% Complementar os nutrientes da alimentação. A Maioria (59%) consegue perceber os benefícios de consumir energéticos.

Com qual frequência, em média, você consome essas bebidas?

uma frequência de 2 a 3 vezes por semana é a mais comum para consumidores de energéticos

Uma frequência de 2 a 3 vezes por semana é a mais comum para consumidores de energéticos.

  • Os consumidores consomem em média 2 a 3 vezes por semana, ou seja, a medida que eles têm a percepção dos benefícios, aumentam a frequência do consumo.
  • Da faixa que consome 2 a 3 vezes por semana, 32% se consideram no peso ideal.

Sucos Fortificados

Diferente dos energéticos, sucos fortificados são mais consumidos por mulheres, sendo 52,1% e homens 47,9%.

Maiores benefícios apontados:

  1. Hidratar o corpo, repor líquidos e sais minerais (71%)

2. Fornecer energia e reduzir a fadiga (53%) e complementar nutrientes 38%.

29% dos consumidores entrevistados de sucos fortificados, disseram que em geral, tem o hábito de consumir este produto com frequência: 2 a 3 vezes por semana.

Peso

Este hábito é mais evidente entre os que estão no peso ideal e acima do peso. Já os que estão abaixo do peso, consomem 1 vez por semana ou ainda menos, 1 vez por mês.

Bebidas Esportivas (Isotônicos)

Bebidas esportivas são o quarto tipo de bebida funcional mais consumido nos últimos 6 meses pelos entrevistados, correspondendo a 23%.

Homens preferem os isotônicos a mulheres e se analisarmos as idades dos consumidores, constatamos que:

  • 18 a 34 anos, representam 27%
  • 35 a 54 anos, representam 55%
  • 55 a 70 anos, representam 18%

Motivos para consumir isotônicos

Peso

93% dos consumidores de isotônicos tem o peso ideal ou estão acima do peso, sendo 49% peso ideal e 44% como acima do peso.

Probióticos

Os probióticos são preferidos por mulheres, que correspondem a 59,8% dos usuários da categoria. Apenas 40,5% dos homens consomem este tipo de bebida. Isso se deve provavelmente aos benefícios que ela traz, o bem estar e melhoria de alergias, digestão, acnes, etc.

Maiores benefícios apontados:

  1. 56% responderam: Melhorar a saúde e bem estar, na digestão, alergias e acne,
  2. 44% — Fornecer energia e reduzir a fadiga, aumentar concentração
  3. 44% Hidratar o corpo e repor líquidos.

Whey Protein

Os motivos para consumir o whey protein, são:

  1. 75% responderam que é o ganho de força e massa muscular. Fica evidente a diferença entre este tipo de produto e os iogurtes proteicos, em que os entrevistados acreditam que complementar nutrientes da dieta alimentar é o principal motivo de consumo.
  2. 45% — Complementar nutrientes da minha alimentação
  3. 44% — Fornecer energia e reduzir a fadiga.
Ganho de peso é o principal motivo de consumo do whey protein
Quem está abaixo do peso, vê menos benefícios claros do whey protein do que quem está acima do peso e no peso ideal.

Quando perguntados se conseguem ver benefícios ao consumir whey protein, os respondentes que estavam acima do peso ou no peso ideal viam mais claramente os benefícios do que quem estava abaixo do peso.

Frequência: 40% dos entrevistados que consomem whey, tem uma frequência de consumo de 2 a 3 vezes por semana.

Já 27% dos entrevistados, consomem todos os dias.

Insight: Como esclarecer melhor quais os benefícios e resultados o whey protein pode trazer para quem está abaixo do peso?

Bebidas sem Lactose

Mulheres têm mais preferência a bebidas sem lactose do que os homens. Elas correspondem a 54,7% do consumo, enquanto os homens 45,3%.

Os principais motivos para o consumo desta bebida são: 1. Melhorar a saúde, bem estar, alergias, etc, 2. Complementar os nutrientes da alimentação e em 3. Ajudar na intolerância à lactose.

Metade (51%) dos consumidores de bebidas sem lactose vêm benefícios claros no consumo.

No entanto, quem está abaixo do peso vê mais benefícios do que quem está acima ou no peso ideal.

Não consumidores

Das pessoas que não consumiram nenhuma bebida funcional nos últimos 6 meses, a razão foi que 28% não entende os benefícios, 27% prefere comer comida de verdade e 26% acha que as bebidas são caras.

Principais descobertas:

  1. Bebidas funcionais caíram no gosto do brasileiro: 80% dos entrevistados consumiram algum tipo de bebida funcional nos últimos 6 meses. (Energéticos, Sucos fortificados , Bebidas esportivas (isotônicos), Bebidas prebióticas e/ou probióicas, Bebidas / iogurtes proteicos prontos , Whey protein, Bebidas lácteas sem lactose.
  2. Bebidas funcionais agradam mais as mulheres, que são mais abertas a experimentar novos produtos. Podemos complementar dizendo: será que os benefícios comunicados por essas bebidas estão se conectando menos com o universo masculino? O que pode despertar mais a atenção dos homens para os benefícios que essas bebidas funcionais podem trazer?
  3. A faixa de 35 a 54 é a que mais consome este tipo de bebida (45%). Será que esta faixa busca benefícios para a saúde junto a conveniência? Já a faixa de 18–34 anos corresponde a 35% da demanda. Qual a principal necessidade desta faixa etária?
  4. Quem está no peso ideal está mais interessado no consumo das bebidas funcionais, representando 49%, seguidos por quem está acima do peso 42%. Oportunidade para esclarecer benefícios de algumas destas bebidas para quem necessita ganhar peso, principalmente iogurtes e bebidas proteicas e whey protein.
  5. Iogurtes protéicos prontos são os queridinhos da categoria, com maior adesão: talvez já seja hora de inovar nessa categoria, trazendo benefícios adicionais.

6. Dos 20% que não consumiu nenhum tipo de bebida funcional nos últimos 6 meses, os motivos foram:

  • preferem comida de verdade, acha que não combinam com o dia a dia delas, principalmente, não entendem o real benefício dessas bebidas, mostrando que ainda é preciso falar mais a respeito dessas categorias.

7. Existe uma grande oportunidade para Bebidas Funcionais em geral em supermercados e market-places.

8. Também existe uma enorme oportunidade de aumento de frequencia de consumo para quem está abaixo do peso, que consome poucas vezes e provavelmente não consegue ver o benefício.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.